Energia solar e eólica continuam em crescimento e representaram 12% do consumo total global em 2022.
O setor de energia elétrica é o setor prioritário a ser descarbonizado por consequência do seu constante aumento de consumo. Sendo por isso essencial haver uma transição energética e o acompanhamento desta, por forma a se cumprir os objetivos de neutralidade carbónica até 2050.
Estão a decorrer avanços neste sentido. Em 2022 registou-se um novo recorde do consumo de energia eólica e solar, a nível global. Estes dados foram fornecidos pelo último relatório “Global Electricity Review”, o qual analisa dados anuais de produção e importação de energia para 215 países entre 2000 e 2021, com dados de 2022 incluídos para 78 países que representam 93% da procura global de energia.
Este relatório veio demonstrar que estamos no bom caminho para entrar numa nova fase de transição energética dos combustíveis fosseis para fontes de energia renováveis.
As fontes de energia renováveis no seu total representaram 39% do consumo total de eletricidade em 2022. A energia solar mostrou ser a fonte de energia com maior crescimento pelo 18º ano consecutivo, sendo que em 2022 traduziu-se em 4,5% do consumo final, indicando um aumento de 24% em relação a 2021. A energia eólica teve um aumento de 17% em relação a 2021. A energia hidroelétrica é a fonte de energia renovável com maior contribuição no consumo total global, sendo esta contribuição correspondente a 15%.
Os combustíveis fosseis continuam a constituir grande parte das fontes de energia para produção de eletricidade, com um envolvimento no consumo total de 61% em 2022, sendo que só o carvão representou 36%. Como resultado culminou num aumento de 1,3% das emissões do setor energético, atingindo um novo máximo. Esta percentagem poderia chegar aos 20% caso não houvesse produção eólica e solar.
Este relatório veio dar expectativas para que no presente ano se inicie uma redução do consumo de combustíveis fosseis e consequentemente uma diminuição de emissões.
Fonte: Ember.