A DECO, em 2023, recebeu quase 14 500 reclamações relacionadas com energia, sendo a grande parte sobre a faturação excessiva dos serviços de eletricidade e gás. As queixas resultam do facto dos consumidores considerarem as suas faturas elevadas com consumos de energia excessivos e que consideram não ter efetuado.
No Dia Mundial da Energia (29 de maio), a DECO quer destacar a importância de poupar energia. Só com a adoção de práticas mais eficientes na utilização dos equipamentos e a redução do consumo de energia o consumidor poderá reduzir o valor das faturas de eletricidade e gás, mas também desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável para todos.
Para ajudar os consumidores a poupar energia, a DECO desenvolveu a plataforma EVA, com o apoio da ERSE, onde poderá explorar os cursos da Academia EVA totalmente gratuitos, foram preparados para dar informação e conhecimentos que podem ser muito valiosos para ajudar os consumidores a reduzir a sua conta de eletricidade e gás, até cerca de 40% ano.
Não é muito difícil fazer estas poupanças! Mas será necessário saber qual é o comercializador com a tarifa mais baixa, como pode reduzir a sua potência contratada, como pode contratar a tarifa mais adequada ao seu perfil de consumo, como utilizar os equipamentos de forma mais eficiente, como melhorar o seu isolamento para diminuir as suas perdas, e muito mais!
Neste Dia Mundial da Energia, a mensagem é clara: poupar energia é uma tarefa para todos.
Temos de liderar o caminho para um futuro mais sustentável, e aproveitar estas ferramentas e recursos que facilitam a adoção de práticas energéticas mais eficientes. A eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos. Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir um futuro melhor e mais sustentável para todos.