Casas com Boa Energia é uma série de webinares com entrevistas a especialistas para esclarecer os consumidores sobre as principais questões de eficiência energética e de poupança na fatura da eletricidade. 

Nesta 3.ª edição, estivemos à conversa com Miguel Claro, Engenheiro Mecânico na S.Energia, sobre Painéis Fotovoltaicos. Junte-se à nossa comunidade on-line e venha também conversar connosco. 

Em Portugal, a energia solar já abastece cerca de 7% das necessidades de eletricidade do país e o equivalente ao consumo anual de um milhão de famílias.

Ao optar por ser um autoconsumidor de energia, pode reduzir até 80% os seus consumos de energia e consequentemente, o custo mensal da sua fatura de eletricidade.

Produzir a própria energia elétrica tem vindo a ser uma escolha de muitos portugueses. Continuam, no entanto, a surgir muitas questões sobre este assunto. O autoconsumo representa uma alternativa ecológica e económica.

Para este fim é necessário a instalação de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC). Estas unidades podem ser de apenas um painel fotovoltaico ou dezenas de painéis, não há limite, sendo que a correta escolha da quantidade de painéis permite maximizar o aproveitamento de energia em autoconsumo e reduzir o excedente injetado na rede.

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica, através do efeito fotoelétrico. A energia produzida é consumida instantaneamente, reduzindo assim a compra de energia da rede. O aproveitamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico na instalação elétrica, ocorre apenas quando existe consumo. A energia remanescente é injetada na rede elétrica de serviço público.

Pode, ainda, esclarecer as suas dúvidas com os nossos especialistas na comunidade on-line. 

Participe e aumente os seus conhecimentos para reduzir os seus custos de energia. 

Autoconsumo Produzir Energia Painéis Fotovoltaicos
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.